Postado dia

E ae pessoas lindas! Faz tempo que sempre quis ter um blog decente, mas sempre aparecia algo que me impedisse, normalmente freelas ou simplesmente a vontade de ficar de boa e arranjar um tempo para mim (sair, jogar videogame, ver séries e filmes, etc).

E na verdade eu tinha um, mas faz anos, provavelmente quase 10 anos atrás! Mas eu nunca fui para frente com ele, porém, apesar de ter um freebie e um tutorial bem simples, nível básico, vi que ele recebeu uma quantidade legal de visitas.

Começo do meu portfólio e blog

Acho que até eu colocar meu primeiro blog no ar, eu já tinha feito três versões do meu portfólio, com trabalhos da faculdade e alguns trabalhos pessoais (que olhando hoje, me impressiona pois faz olhar como evolui nesses anos). Todos apresentavam interface usando Adobe Flash, algo ultrapassado hoje em dia.

Porém neste meio tempo, eu fui me dedicando à minha profissão de webdesigner e fui evoluindo. Fui pegando freelas, trabalhei e continuo trabalhando em agências, procurei me entreter de vez em quando, enfim, fui vivendo minha vida. E neste meio tempo, sempre deixei meu portfólio online e meu possível futuro blog de lado.

Mas nos últimos anos essa ideia foi evoluindo e, à medida que eu fui adquirindo mais conhecimento, explorando outras áreas do design e programando, comecei a sentir que a hora de me promover profissionalmente (e porque não, amigavelmente?) na internet estava chegando.

Então prometi a mim mesmo alguns anos atrás: “Diego do céu, faz logo esse seu portfólio! Pare de enrolar!” E fiquei com isso na cabeça. Somente ano passado, 2017, que comecei a realmente desenvolver meu portfólio, e ele estava saindo do papel mesmo.

Estava mesmo, mesmo?

Sim. Mas então, tirei férias! Hahahah! Porém foram as melhores férias da minha vida, pois tive que deixar de fazer algumas coisas para conseguir viajar para o exterior, minha primeira vez fora do país. Mas tudo bem, um mês parado, descansando, não faz mal nenhum.

Voltando, continuei com meu portfólio, mas aqui eu devo fazer uma confissão: quando eu me empolgo, eu exagero. Meu portfólio estava lerdo. Muitos recursos javascript. Ele estava fazendo tablets e smartphones esquentarem e se reiniciarem. Se tem uma coisa que eu não queria era fazer tablets e smartphones explodirem! Então eu tive que simplificar o portfólio. Recomecei, mas não do zero.

Peguei o layout que fiz e adaptei ele para algo simples, direto, sem frescuras. Programei e tchan!! Finalmente botei ele no ar! Isso foi algumas semanas atrás.

Legal, mas… e o blog?

Neste meio tempo, não esqueci do blog. Tenho conhecimento em desenvolver templates de WordPress do zero, e mano, como eu odeio mexer com templates prontos.

Claro, existem muitos templates extremamente excelentes hoje em dia, mas se tem algo que eu não gosto de fazer é mexer em código de outros. Só o fato de ter que estudar todos os códigos digitados, entender o estilo de programar aplicado, e aí mexer nesses códigos, ah, não dá.

Então sem pensar duas vezes, comecei a programar meu template (já tinha feito o layout do meu blog enquanto desenvolvia meu portfólio) e sinceramente, acho que este é um dos melhores templates que já fiz, mas não considerando seu design que procurei deixar simples, mas seus recursos. É simples, atende minhas necessidades, e procurei deixar todos os recursos explicados na interface do WordPress.

Agora aqui estou postando meu primeiro post no meu blog. Dessa vez vou mantê-lo e não o esquecerei!

Mas por que um blog!?

Como eu disse antes, sempre quis ter um blog. Gosto da ideia de poder ensinar para outras pessoas tudo o que eu sei. Não sou um guru do design, muito menos um designer renomado mundialmente, mas me sinto bem sabendo que estou ajudando aqueles que querem entrar nesta área.

Eu também aproveitarei este blog para aperfeiçoar meu vocabulário e conseguir me expressar melhor. E também será um lugar em que posso consultar caso eu esquecer como faço algo.

Acredite, tenho muitos planos para esse blog. Só não posso esquecer de anotá-los, pois… pensa numa pessoa com péssima memória! Lol!

Legal, mas quais são seus planos para o blog?

Bom, vamos lá. Está vendo alguns ícones com nomes na parte superior deste blog? Essas são as categorias deste blog. Tudo que você está vendo são os tipos de conteúdos que planejo estar sempre publicando aqui neste blog.

Vou ser legal e explicar um por um:

Tutoriais

Isso mesmo, tutoriais. Se você não sabe o que é isso, deixe-me lhe contar. Tutoriais são passo-a-passos (não necessariamente isso) que mostram como fazer algo. Tutoriais contém instruções práticas sobre qualquer coisa. Obviamente, aqui será sobre as áreas em que trabalho: webdesign, programação, design gráfico e motion design. E quem sabe, no futuro, coisas a mais, hein?

Inspirações

Quem trabalha com design sabe que as ideias podem vir de qualquer lugar deste mundinho. Porque não posts que trazem referências sobre coisas específicas? Será injeções de inspiração direto na sua cabeça. Espero ajudá-los com algum trabalho no futuro.

Dicas

Ah, amigo que é amigo dá dicas boas, e olha, quero ser seu amigo. Por isso farei posts com dicas rápidas de como fazer certas coisas, como por exemplo, como criar um hipopótamo dançante no Illustrator. Por que não!!?

Freebies

Essa palavra gringa costuma se referir a qualquer coisa disponibilizada para você baixar de graça, sem nenhuma atribuição. São coisas feitas para qualquer um usar como quiser. Está ficando melhor, não é mesmo?

Artigos

Artigos serão posts sobre assuntos específicos, como este! É sempre bom trocar uma ideia, adquirir conhecimento com outros, não é? Confesso que sou levemente antissocial, mas prometo não ser com vocês, ok?

Vida de Jobs

Para provar que não fico coçando a bunda (brinks), pode ter posts sobre alguns trabalhos que costumo pegar de vez em quando, mostrando progresso e coisas do tipo. Making of são coisas que gosto de ver. Por que não de trabalhos? Você pode descobrir coisas legais, espero…

Misc

Se o que eu postar não se encaixar nas categorias anteriores, ele será jogado aqui. Mas sem preconceito, pois você pode achar coisas que muito te interessam aonde menos se espera. Fica dica.

Glossário e Sobre

Além dessas categorias, existe uma página chamada “Glossário”. Pode ser que de vez em quando você encontre algum termo estranho no meio de um post. Então, antes de usar o Google, procure dar uma olhada lá e ver se este termo se encontra lá com uma breve explicação, pode ser? Serão coisas relacionados a design e programação, e coisas semelhantes.

Se tem algo que eu não contei aqui sobre mim, você pode saber olhando na página “Sobre“. Algumas coisas deste post estarão lá e informações sobre mim também.

Ah, aproveita e olha meu portfólio. Espero que goste.

Legal! “Shall we begin?”

Yessir! Então sua primeira tarefa será ficar de olho neste blog. Não vou prometer posts com datas agendadas. Postarei quando eu puder, sem estresse.

Seria legal você me seguir nas redes sociais, pois irei sempre anunciar neles quando tiver um post novo publicado. Além das redes sociais tradicionais, visite-me no Dribbble e Pinterest também. Vou procurar mantê-los atualizados também.

Então, combinado? Seja bem-vindo ao meu blog, pegue um cafezinho (ou qualquer outra bebida) e fique à vontz! 😉

Tags: ,

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: