Postado dia

E ae pessoas! Aqui vai uma dica rápida: como fazer uma engrenagem no Illustrator. Se você é uma pessoa que gosta de ícones, costuma criar ilustrações, ou trabalha com clientes sérios, às vezes a engrenagem costuma representar várias coisas, principalmente no meio dos negócios.

Então saber fazer uma engrenagem facilmente irá lhe ajudar a acelerar seu processo de criação. E é simples! Aprendi a pouco tempo e fico feliz em poder compartilhar isso com vocês.

A versão do Illustrator usada é a CC 2018.

1. Crie uma estrela

Abra o Illustrator

Abra o Illustrator, crie seu arquivo e selecione a ferramenta Estrela. Mas só selecione.

Selecione a ferramenta Estrela

Depois dê um duplo clique na sua prancheta (artboard) para aparecer uma janela para configurar como você quer a estrela. Aqui você pode configurar como quiser dependendo de como você quer sua engrenagem, mas aconselho usar algo semelhante ao definido na imagem abaixo, pelo menos nessa primeira vez.

Ajusta a estrela dessa forma, ou como quiser

No meu exemplo, aumentei o tamanho da estrela manualmente selecionando-a e redimensionando-a segurando a tecla Shift.

2. Mexa nos cantos

Sua estrela está criada!

Com a sua estrela criada, selecione a ferramenta Seleção direta (ou aperte A) e selecione a estrela, apertando Ctrl+A no Windows, ou Command+A no Mac, para selecionar tudo, ou clicando na estrela, e na parte superior do Illustrator, na barra de comandos, clique na palavra Cantos.

Ajuste os cantos da estrela

Na primeira configuração, selecione o terceiro ícone (Chanfro), ajuste o raio como achar melhor (no caso, deixei 15 px) e o arredondamento pode deixar como quiser, pois não vai fazer diferença aqui.

O meu ficou assim:

Sua engrenagem tomou forma

3. Vamos furar essa engrenagem

Agora vamos furar!!! Selecione a ferramenta Elipse (ou aperte L), segure a tecla Shift e desenhe um círculo que pegue boa parte da altura da parte interna da engrenagem, sem considerar os dentes, desta forma:

Criando o buraco, mas ainda imperfeito

Está ruim essa posição, não é? Vamos arrumar isso!

Selecione tudo usando Ctrl+A no Windows, ou Command+A no Mac, ou selecione tudo arrastando o cursor sobre tudo enquanto mantém o mouse clicado, e depois vá em Janela > Alinhar (ou aperte Shift+F7).

A janela Alinhar

Clique no ícone “Alinhar a” e selecione Alinhar à prancheta para que os alinhamentos se baseiem na prancheta. Depois, na parte “Alinhar objetos”, clique no ícone Alinhamento horizontal centralizado e no ícone Alinhamento vertical centralizado, os dois circulados na imagem abaixo:

Alinhando a seleção no centro da prancheta

Isso irá posicionar a engrenagem e o círculo no centro da prancheta.

Engrenagem pronta?

Agora selecione as duas formas, clique com o botão direito sobre as formas e selecione Criar caminho composto (ou selecione Objeto > Caminho composto > Criar, ou melhor ainda, aperte Ctrl+8 no Windows ou Command+8 no Mac). Pronto! Sua engrenagem está pronta!

Agora você pode personalizar sua engrenagem como quiser e usar nas suas criações.

😉

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: