Postado dia

Pessoal, hoje começa o Anima Mundi 2018 em São Paulo! Infelizmente meu blog ainda não tinha sido lançado quando o festival começou no Rio de Janeiro, mas nem por isso vou deixar de falar sobre ele aqui, não é mesmo, amizades?

Em sua 26ª edição, o festival passou antes no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 29 de Julho. Agora, o festival está em São Paulo entre os dias 1 e 5 de Agosto. Esse ano, o festival está contando com mais de 400 animações de mais de 40 países. Coisa pra caramba! E ontem teve um evento de abertura do festival em São Paulo.

Você pode ver todos os filmes e sessões, além de informações sobre os ingressos, através deste link!

Neste ano, o festival em São Paulo está acontecendo em 5 lugares diferentes:

  • Na Caixa Belas Artes, na rua da Consolação, 2423, na Consolação;
  • No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP), na rua Álvares Penteado, 112, no Centro;
  • No Centro Cultural São Paulo (CCSP), na rua Vergueiro, 1000, no Paraíso;
  • No CINUSP, na rua do Anfiteatro, 181 (Colméias – Favo 04, na região da USP), no Butantã;
  • No Memorial da América Latina, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda.

O cartaz do Anima Mundi 2018

Parte da ilustração do cartaz do festival, feita pelo diretor holandês Michael Dudok de Wit, pode ser visto nesta peça, com design feito pelo estúdio Dupla Design

O cartaz do festival desse ano foi feito pelo diretor holandês Michael Dudok de Wit, que dirigiu a premiada animação A Tartaruga Vermelha, produzido pelo Studio Ghibli (!!!!). A animação foi premiada em Cannes e chegou a ser indicada ao Oscar. Rapaz!

Mas focando no cartaz, Michael se inspirou no mangue brasileiro para fazer a arte. E vou te falar que ficou uma belezura. A arte segue abaixo (não sei se é a arte completa, mas é bem bonita):

Arte do cartaz feito por Michael Dudok de Wit

Anima Forum

Além dos muitos curtas, acontece junto ao festival o Anima Forum, aonde profissionais brasileiros e estrangeiros se encontram para discutir sobre os rumos do setor da animação, com interesse em melhorar mais a animação brasileira.

O Anima Forum acontece a 13 anos, e neste edição, será abordado o mercado brasileiro atual de animação, o compartilhamento de experiências de grandes profissionais da área para ajudar estúdios brasileiros, e estudos de casos para avaliar os aspectos que os tornam mais relevante.

Além disso, as pessoas podem apresentar seus projetos para que consultores do mercado possam analisá-los no Anima Coaching, e projetos em estágio avançado podem receber orientação para os toques finais para sua comercialização na Rodada de Negócios.

E também podem participar das Masterclasses, conhecendo as histórias e experiências de grandes animadores brasileiros. Sem contar que acontece várias palestras e mesas-redondas.

O Anima Forum acontece na Caixa Belas Artes, na Consolação.

Estúdio Aberto

Também acontece o Estúdio Aberto, aonde acontece diversas oficinas para pessoas inexperientes ou já experientes, ensinando técnicas e processos na criação de animações.

Este ano terão 4 oficinas: Desenho Animado, ensinando técnicas de animação quadro-a-quadro desenhado em mesas de luz, uns sobre os outros; Massinha, ensinando a técnica de animação em massinha, estilo A Fuga das Galinhas; Pixilation, usando a fotografia como ferramenta de animação; e a Zootrópio, que usa um aparelho do século XIX que cria a ilusão de movimento.

Este ano, o Estúdio Aberto acontece no Memorial da América Latina.

Sobre o festival

O Anima Mundi surgiu em 1993, criado pelos animadores Aída Queiroz, Lea Zagury, Cesar Coelho e Marcos Magalhães, para procurar fortalecer o mercado de animação no Brasil. 4 anos depois, o festival teve sua primeira edição em São Paulo. Desde então, o festival acontece anualmente e é referência para todos os que estão envolvido neste mercado.

O Anima Mundi ainda conta com a iniciativa Anima Mundi Itinerante, que leva uma versão pequena do festival para outras cidades; o Anima Escola, que leva cursos da área para alunos em escolas de várias cidades; o Anima Mundi Brasil, programa que passa no Canal Brasil realizado com curadoria do Anima Mundi; além de vários cursos.

Referências e mais informações

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: