Postado dia

E ae pessoas! Como vocês sabem, uma imagem vale mais que mil palavras, e isso não é exceção quando criamos o design de nossos projetos, seja um website, uma peça publicitária, um identidade visual completa, ou só um flyer, etc.

Mas acontece da grana estar curta e aí ficamos sem saber como conseguir aquela imagem bonita que vai dar o “tchan” para a peça ficar completa, já que fotos de sites de banco de imagens (conhecidos como stock photos) não são baratas. Em momentos de desespero, optamos até em usar a busca de imagens do Google, mas aí pode vir o problema de usar imagens de outros sem permissão.

Então, cruzamos os braços e nos perguntamos: “o que fazer meu deus?” A parte boa deste mundo é que tem gente que pensa nos outros. Seres abençoados criaram banco de imagens gratuitas para atender a nós, designers desesperados! Amém!

Então vou ajudar você preparando uma lista de bancos de imagens gratuitas que tem várias imagens boas para você usar sem ter que pagar um tostão!

Pixabay

Pixabay

Esse é o banco de imagens que mais uso! Criado por Hans Braxmeier e Simon Steinberger, ele contém muitas imagens que estão sob a licença Creative Commons CC0, ou seja, você pode usar para projetos pessoais ou comerciais, sem precisar creditar o autor. E o legal é que o Pixabay oferece plugins gratuitos para realizar busca dentro do Photoshop, do Microsoft Word e do PowerPoint!!

Acessar o stock

Pexels

Pexels

Outro banco de imagens de bom gosto que costumo usar. Foi fundado por Bruno Joseph e Ingo Joseph em 2014, tendo Daniel Frese se unindo à equipe, responsável por administrar o Pexels. Todas as imagens tem licença pessoal e comercial, use à vontade! Assim como o Pixabay, o Pexels oferece plugins gratuitos para Photoshop, Microsoft Office e WordPress, além de apps gratuitos para Windows e Mac! É necessário se cadastrar antes.

Acessar o stock

Foodiesfeed

Foodiesfeed

Criado por Jakub Kapusnak em 2015, Foodiesfeed é um banco de imagens só de comida que começou como um projeto pessoal e rapidamente virou uma fonte de fotos de comida para qualquer um usar sob a licença Creative Commons CC0. O ruim é o tanto de banners de publicidade no site, mas não atrapalham muito. Ok, tô com fome.

Acessar o stock

Free Nature Stock

Free Nature Stock

Adrian Pelletier é um designer que vive na natureza perto de Boston e adora fotografar o que a natureza tem a oferecer. Então todas as fotos deste site que tem um formato de blog são da autoria dele, mas todas distribuídas sob a licença Creative Commons CC0. Todas as fotos são capturas usando uma Canon 6D.

Acessar o stock

Freepik

Freepik Fotos

Ah, sim, o famoso Freepik, fonte de vício de alguns designers. É um dos maiores da web e conta com um escritório que o gerencia. O Freepik oferece vários recursos, mas a parte de fotos é menos conhecida e oferece fotos de vários tipos. Pode ser uma boa opção para você também (não deixe que a fama do Freepik te impeça de usá-lo).

Acessar o stock

Negative Space

Negative Space

Com o conceito de valorizar até as fotos de coisas que costumam ficar de lado em fotos que usam a técnica de fotografia chamada “espaço negativo”, o Negative Space consegue juntar uma quantidade grande de fotos de muito bom gosto. Esse site faz parte de uma rede de sites que incluem sites como 1stWebDesigner, PSDDD.co, JSCompress, JSONLint, RandomKeygen, DNS-Lookup, entre outros.

Acessar o stock

Cupcake

Cupcake

Criado pelo fotógrafo Jonas Wimmerström (ou Nilsson Lee), Cupcake reúne várias fotos tiradas por ele para serem usados como quiser, tudo no Creative Commons CC0. É um site simples e não têm muitas fotos, mas as que tem são fotos com excelente qualidade.

Acessar o stock

The Pic Pac

The Pic Pac

Este é um pouco diferente. Criado por Matt Jones, este site oferece fotos (Pic, de Picture) relacionados ao tema do pacote (Pac, de Pack) aonde se encontra. Todos os pacotes são de graça, e você pode usar as fotos como quiser, mas se você for uma alma bondosa que gosta de doar, você pode definir um valor para o pacote antes de baixar, assim você ajuda o dono do site financeiramente.

Acessar o stock

Picjumbo

Picjumbo

Criado por Viktor Hanacek em 2013, o Picjumbo foi sua solução para conseguir ganhar alguma grana depois de ficar um tempo tentando se encontrar na vida. O site começou como pago, mas depois virou um site totalmente de graça e por incrível que pareça, ele começou a ganhar dinheiro com isso. E com esse dinheiro, ele conseguiu comprar equipamentos melhores e viajar mais para tirar as fotos para o seu site. E é assim que Viktor leva sua vida. E sim, todas as fotos do site são tiradas por ele em suas viagens. Vida boa!

Acessar o stock

Unsplash

Unsplash

Outro banco de imagens com imagens de qualidade! Ele é formado por uma comunidade de fotógrafos generosa o suficiente para disponibilizar seus trabalhos para serem baixados gratuitamente para usar como quiser. O Unsplash oferece ainda uma extensão para embelezar seu Chrome, um app de Mac para baixar wallpapers que também podem ser baixados pelo site, e um app para iOS para baixar fotos e usar em qualquer aplicativo de edição de foto que você tiver no seu dispositivo.

Acessar o stock

Canva Photos

Canva Photos

Canva Photos é o banco de imagens do Canva, serviço digital de criação de peças variadas, como pôster, cartaz, apresentação, imagem para redes sociais, entre outros. Foi criada por três australianos que se arriscaram no mundo dos negócios ao criar uma ferramenta de criação de anuários que deu certo e desde então evoluiu. Ele oferece uma tela me branco e você escolhe fotos, formas, fontes, entre outras coisas para montar sua peça e usar como quiser, contando ainda com outros serviços de criação. No Canva Photos, tem tanto fotos pagas como gratuitas, mas existe uma páginas só de fotos gratuitas (botão abaixo). Você só vai precisar ter uma conta no Canva (que é grátis).

Acessar o stock

Freeimages

Freeimages

Por ser um banco de imagens com imagens que você pode usar como quiser tanto para uso pessoal quanto para uso comercial, existe algumas fotos que você talvez tenha que creditar o autor da foto, ou só notificar o autor sobre o uso dela. Mas ainda assim, são todas de graça.

Acessar o stock

StockSnap

StockSnap

StockSnap é mais um banco de imagens gratuitos com imagens distribuídas sob a licença Creative Commons CC0. É um site simples com um design objetivo. Sem mistérios! Oferecem centenas de imagens que são adicionadas semanalmente.

Acessar o stock

Burst

Burst

Se você conhece a plataforma de e-commerce Shopify, provavelmente você já conhece o Burst. Trata-se do banco de imagens gratuitas do Shopify que usam uma licença própria, praticamente igual ao Creative Commons CC0. O site é bem organizado e ainda oferece dicas para quem está administrando seu negócio e também dicas sobre o Facebook.

Acessar o stock

Barnimages

Barnimages

Não, primeiramente, o Barnimages não é só de fotos de celeiros. Lançado em 2015 por Igor Trepeshchenok and Roman Drits, dois fotógrafos da Letônia, o Barnimages procura distribuir gratuitamente imagens que fogem das fotos padrões de outros bancos de imagens. As imagens podem ser usadas como quiser em seus projetos sem precisar creditá-los, mas é bom deixar claro que os direitos de cópias das fotos é propriedade dos dois, ou seja, aqui não rola a licença Creative Commons CC0. Isso quer dizer que você não pode usar as fotos em produtos que serão vendidos.

Acessar o stock

Death to Stock

Death to Stock

O nome pode assustar, mas o Death to Stock é um site clean que procura fugir dos padrões de banco de imagens. Mensalmente, o banco de imagens deles é atualizado com um pacote de 20 ou mais fotos baseados em alguma narrativa e ideia estética, que são editadas pela equipe do Death to Stock e então disponibilizadas para baixar. Infelizmente, esse serviço é pago, porém se você assinar a newsletter deles, você pode receber pacotes de fotos gratuitas pelo email, e são pacotes com qualidades boas. Normalmente, vem um a cada mês, mas não é garantido, mas vale a pena assinar mesmo assim.

Acessar o stock

Photo Collections

Photo Collections

Criado por Vadim Goncharov, este sites oferece fotos gratuitas distribuídas sob a licença Creative Commons CC0. Trata-se de uma galeria de fotos com um botão para exibir a foto em uma página foto. Você pode navegar pelas categorias, se quiser. O site ainda oferece uma extensão para Chrome semelhante ao do site Unsplash.

Acessar o stock

FreePhotos.cc

FreePhotos.cc

Esse site é um banco de imagens que reúne fotos distribuídas sob a licença Creative Commons CC0 de vários sites, alguns listados neste post, em um lugar só através do uso de APIs de alguns fornecedores de fotos. Basta selecionar uma imagem e você verá no canto inferior esquerdo de qual site ela venho. Prático!

Acessar o stock

Official SpaceX Photos no Flickr

Official SpaceX Photos

Você conhece Elon Musk? O cara não têm limites, mas ele sabe aproveitar disso muito bem. Um de seus negócios, a SpaceX, é responsável por criar e lançar foguetes e espaçonaves com o objetivo de revolucionar tecnologias espaciais até conseguir alcançar o sonho deles e de muitos: viver em outros planetas. É amigos, Elon Musk sendo Elon Musk! E espero que ele consiga. Para quem lançou um carro no espaço e transmitiu isso ao vivo pela internet ao som de “Starman” do David Bowie, não duvido!

Enfim, com vários lançamentos feitos e trabalhos da SpaceX flutuando lá no espaço, não é à toa que isso iria gerar várias fotos bonitas. Como Elon Musk é um cara bem legal, ele disponibilizou tais fotos para qualquer um ver lá no Flickr, sendo que qualquer um pode usar sem problemas, já que a SpaceX renunciou à qualquer direito, ou seja, são de domínio público. Use como quiser!

Acessar o stock

Gratisography

Gratisography

Este banco de imagens, que se intitula de “coleção mais excêntrica de fotos em alta resolução do mundo”, tem várias imagens para uso comercial ou pessoa para você usar em seus projetos, inclusive mercadorias, desde que a foto não seja a mercadoria. Ele têm muitas fotos doidas e divertidas. Vale a pena dar uma fuçada e ver o que ele pode te oferecer.

Acessar o stock

Travel Coffee Book

Travel Coffee Book

Com esse nome convidativo, o site Travel Coffee Book oferece fotos bonitas típicas de viagem, em sua maioria de lugares da Ásia, para baixar sob a licença Creative Commons C00. Ele é bem simples e usa um template quase infinito, ou seja, chegando no final da página, ele carrega mais fotos.

Acessar o stock

Pond5 Public Domain Images

Pond5 Public Domain Photos

Pond5 é um dos maiores sites de venda de ativos criativos, mas é tudo pago. Porém, se você ativar o filtro “Public Domain (Free)” na tela de exibição de resultados da busca, você terá acesso a centenas de fotos, em sua maioria fotos bem antigas, para você usar como quiser. Se depois apagar os termos no campo de busca com o filtro ativo, você terá acesso a todas as fotos de domínio público deles.

Acessar o stock

Little Visuals

Little Visuals

Esse site é bem simples, tendo fotos bonitas todas tiradas por Nic, que podem ser baixadas e usadas como quiser, oferecendo uma assinatura que oferece um zip com 7 imagens em alta resolução direto no seu email. Porém, como descrito no site, Nic morreu repentinamente em 2013 de uma doença chamada S.A.D.S., ou Síndrome da Morte Repentina por Arritmia (ou algo assim – corrige-me se eu estiver errado), então não sei se ainda há atualizações com fotos antes não publicadas por Nic. Vale a pena ver que eles, a família de Nic, pedem doações para a Hand on Hand Charity, que providencia desfibriladores portáteis para escolas e áreas de esportes.

Acessar o stock

Espero que essa lista te ajude de alguma forma. E desculpa terminá-la de forma triste com o Little Visuals, mas se puder doar, seria uma boa. Até mais!

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: