Postado dia

E ae pessoas! Neste meu blog, eu gosto de falar (talvez até enaltecer) pessoas talentosas. E tem muitas pessoas assim por este mundão afora. E neste post, vamos falar de um trabalho específico chamado “Dante’s Redemption”.

Preciso te perguntar: você gosta de videogame? E de literatura? Então você provavelmente já ouviu falar da famosa obra literária A Divina Comédia, escrita por Dante Alighieri no século XIV, certo? E sobre o jogo Dante’s Inferno também certo?

Então, acontece quem em 2014, um cara chamado Tal Peleg, muito fã desse jogo, começou a trabalhar em um curta em 3D baseado em Dante’s Inferno chamado “Dante’s Redemption”. E surpreendeu muitas pessoas que esperavam uma continuação do jogo, pois as esperanças para que isso acontecesse foi lá pro alto.

Eu só fui descobrir sobre esse curta muito recentemente. Esse foi o trailer de anúncio lançado em 2014 deste curta:

E aí ele lançou seu curta no ano seguinte, e impressionou pela qualidade.

No ano seguinte, Tal Peleg lança o trailer do que será uma continuação do seu primeiro curta, chamado “Dante’s Redemption: Act I”, com previsão para o ano de 2016.

Porém, somente no final de 2017, ele lança um segundo trailer, este prevendo um novo lançamento para 2018.

E agora que sei da existência deste projeto, estou aguardando. E provavelmente, você também agora.

Dante’s Inferno?

Uhn, você não conhece o jogo? Ok, vamos lá.

Imagem por EA e Visceral Games
Capa do jogo Dante's Inferno para Xbox 360

Capa do jogo para Xbox 360

Dante’s Inferno, como o nome sugere, se baseia n’A Divina Comédia, e é um jogo bem sucedido lançado em 2010 para Playstation 3, Xbox 360 e Playstation Portable. Foi criado pela Visceral Games, empresa propriedade extinta da EA, Electronic Arts.

Dante’s Inferno conta a história de Dante, que diferente d’A Divina Comédia aonde ele é um poeta, aqui ele é um guerreiro das Cruzadas que acaba sendo morto em combate, mas ele enfrenta a Morte e vence, ganhando a foice dela.

Voltando para sua casa, ele descobre que sua amada, Beatrice, foi morta, e sua alma levada para o inferno. Desesperado, ele decide ir atrás e acaba entrando no inferno e com a ajuda de um poeta latino chamado Virgílio, ele passa por muitos lugares do inferno, todos baseados n’A Divina Comédia. para enfrentar o próprio Lúcifer e reivindicar a alma de Beatrice.

Tal Peleg?

Pois bem, agora deixe-me falar deste cara chamado Tal Peleg. Como eu disse, ele é um fã do jogo Dante’s Inferno, mas não é um fã qualquer. Ele é um artista, animador e diretor que já trabalhou para a Naughty Dog, a própria Visceral Games, em alguns filmes da Disney, e outros filmes de estúdios grandes.

Trablhou em jogos como Dead Space 2, The Last of Us, Mass Effect Andromeda e Uncharted 4. Sou fã da maioria desses jogos. Recentemente, ele trabalha no jogo Anthem, da BioWare, anunciado primeiramente em 2014 na feira de games E3, e tendo gameplay exibido em 2017 e 2018 também na E3.

Produzindo o curta

Tal Peleg embarcou na jornada de produzir o curta por conta própria, cuidando de tudo. Claro, ele contou com ajuda de alguns artistas experientes, mas seu tempo era divido entre seu trabalho nos estúdios e seu tempo livre para se dedicar ao curta (me identifiquei com isso).

A intenção dele era de atrair os fãs do jogo, assim como pessoas que não conhecem o jogo. Então o roteiro deveria ser be trabalho. De acordo com o próprio Tal Peleg, o curta foi divido em três partes:

  • Penitência: Dante se arrepende de seus pecados penosamente apenas para encontrar sua amada Beatrice condenada ao inferno. Confuso e chocado, ele parte para o inferno em um ato de fé para resgatá-la.

  • Resolução: seu desespero derramado se transforma em uma força incontrolável, levando-o através de hordas de demônios, punindo e absolvendo os condenados – tudo para voltar para casa. Dante se torna uma ferramenta da morte. Ele finalmente alcança o Juiz dos Mortos, o Rei Minos.

  • Revelação: a implacabilidade de Dante lhe dá uma vitória épica, apenas para descobrir que sua trágica missão de resgate mal começou (lamentavelmente entrando no círculo tempestuoso de Luxúria).

Então, começando a produção, o cara usou recursos de sites que vendem elementos para uso em projetos, assim como efeitos realistas de fogo, fumaça, etc. Outra coisa legal de notar é que ele animou tudo sem mocap (motion capture), o que impressiona pois os movimentos ficaram perfeitos. Tudo foi feito usando Maya e After Effects.

O cara é um talentoso artista, tanto que ele criou as peças promocionais e também fez um dos fundos do curta usando a técnica do Matte Painting. Veja algumas das artes que ele criou:

Imagem por Tal Peleg
Rei Minos, Juiz dos Mortos

Rei Minos, Juiz dos Mortos

Imagem por Tal Peleg
Doom Guard

Doom Guard

Imagem por Tal Peleg
Dante, de perfil

Dante, de perfil

Imagem por Tal Peleg
Outra do Dante, o guerreiro

Outra do Dante, o guerreiro

Imagem por Tal Peleg
Dante, o guerreiro

Dante, o guerreiro

Mas algo que chamou a minha atenção foi a atenção dele quanto à paleta de cores utilizada no curta.

Cada parte do curta adota uma paleta de cores. Nas palavras de Tal Peleg:

A fim de melhorar as três batidas do arco da história, comecei com uma paleta de cores complementares de azul e vermelho. A história começa ao ar livre durante uma tempestade em formação. Em seguida, vem o interior morno contrastado com matiz vermelho-alaranjado quase dominante. A quarta tomada restaura a paleta fria de volta com o colapso do teto de uma capela. A partir deste ponto, a mistura de cores do fogo frio azul escuro e quente é mais aparente.

A segunda seqüência continua um padrão semelhante, no entanto, para o final, introduzi uma paleta de cores tríade de verde, roxo e laranja. Isso fez a transição para a seção final do Juiz dos Mortos, onde a paleta tríade mencionada completa o trailer.

Eu escolhi o esquema de cores verde, púrpura e laranja por causa de seu clima misterioso e fantástico, que se encaixam na luta final. Serviu como um vislumbre do primeiro círculo do inferno – Luxúria. Eu usei o Mental Ray para todos os renders.

Imagem por Tal Peleg
Esquema de cores do curta

Esquema de cores do curta

Bônus: Trilha Sonora

É possível conferir (e comprar) a trilha sonora para o primeiro curta no vídeo abaixo. Foi criado pelo compositor Daniel Iannantuono, que já trabalhou em diversas séries de TV, desenhos animados e curtas.

Mais informações

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: