Postado dia

E ae pessoas! Um efeito muito usado nos últimos anos em diversos trabalhos de design é o efeito Duotone (ou par de tons, no bom português). Esse efeito consiste em usar dois tons de cores e aplicá-los em cima de uma foto, convertendo todas as cores para esses dois tons.

Um famoso exemplo são as imagens de capa das playlists do Spotify. Se você realizar uma busca por playlist, repare que algumas listas ainda mantém esse efeito na imagem.

Duotone nas playlists do Spotify: um exemplo famoso de aplicação

Duotone nas playlists do Spotify: um exemplo famoso de aplicação

Acredite: esse efeito é muito fácil de fazer. Vamos começar?

1. Obtenha a foto perfeita… ou quase.

Para conseguir um efeito bom, o ideal é que a foto tenha um contraste bom na sua composição, como por exemplo, uma modelo com roupas escuras posicionada na frente de um fundo claro sem detalhes, ou um cenário que contrasta com um céu claro. Isso não é obrigatório, pois uma foto pode ser melhorada no Photoshop para ajudar a alcançar o efeito perfeito.

No caso, vamos usar uma foto em que a roupa da pessoa tem uma cor semelhante com o fundo, só para dificultar. Você pode pegar esta foto no Pixabay, se quiser.

Foto escolhida para este tutorial

Com a foto em mãos, abra-a no Photoshop.

2. Aplique o mapa de degradê

Foto aberta no Photoshop

Com a foto aberta no Photoshop, abra a janela “Camada” indo em Janela > Camadas (ou apertando F7) e na parte inferior da janela, clique no ícone de criar nova camada de preenchimento ou ajuste, que tem a aparência de um círculo metade preto, metade branco, e selecione a opção “Mapa de degradê…”, conforme exibido na imagem abaixo.

Selecione a opção "Mapa de degradê..." no canto inferior da janela "Camadas"

Um mapa de degradê permite mapear os tons de cinza de uma foto para serem transformadas pelas cores de um degradê. Assim que você selecionar a opção “Mapa de degradê…”, sua imagem ficará totalmente com tons de cinza.

Mapa de degradê inicial aplicado

Agora, na janela “Propriedades” que acabou de abrir, clique no degradê em tons de cinza. Isso fará abrir o editor de gradiente. Aqui você pode aplicar o seu degradê desejado. O ideal é que uma cor seja um tom mais escuro e outro seja um tom mais claro, porém ambos podem ser preferencialmente cores vivas, para dar um efeito bonito. Por sorte, o Photoshop já tem alguns degradês pré-definidos. Olhando para eles pode parecer uma coisa horrível, mas para este tutorial, servirão. No caso, escolhi o quinto degradê, de azul escuro para laranja.

No editor de gradiente, você define o seu degradê para o mapa de degradê

3. Ajuste o degradê

No estado atual, o efeito duotone já está completo, mas olhando o braço do homem tocando a guitarra, você verá que ele está sumindo. E tem muito mais laranja que azul. Então vamos alterar o degradê. Abaixo está a alteração a ser feita:

Ajustes para o degradê escolhido

Para adicionar mais uma cor, clique em uma parte vazia logo abaixo da faixa de cores para que um novo ponto de cor seja adicionado. Para alterar a cor, basta clicar no ponto uma vez e depois clicar na caixa “Cor” nas opções abaixo, ou dê um duplo clique sobre o ponto de cor. Isso irá fazer abrir o seletor de cores.

Perae, você adicionou uma terceira cor? Não é “duo” tone?

Sim, adicionei mais uma cor, mas somente para deixar as sombras da foto mais visíveis. Um efeito duotone pode ter mais de duas cores no degradê, mas perceba que a terceira cor é bem parecida com o tom de azul já existente, a diferença é que uma é mais viva, e a outra não. A cor nova mais a esquerda tem o tom mais escuro e ela fará as sombras da foto ficarem mais visíveis, fazendo o braço do homem surgir. A ideia é manter a ideia do duotone, então aplicar uma terceira cor totalmente diferente das outras duas está fora de cogitação.

Perceba também que mexi as cores azuis mais para direita, para que o tom azul ganhe um pouco mais de espaço na foto. Ao mesmo tempo, movi a cor laranja para a esquerda para que as partes mais iluminadas da foto ficassem um pouco mais em evidência.

Lembre-se que as cores mais escuras devem ficar a esquerda, e as mais claras devem ficar a direita. Se inverter, a foto vai parecer um negativo.

4. Final

Seu duotone está pronto! Na foto sendo editada, eu ainda achei melhor ajustar o brilho e contraste da foto, então apliquei 10 de Brilho e -20 de Contraste, indo em Janela > Ajustes. O laranja ficou um pouco melhor e o azul roxeado ficou um pouco mais destacado.

Porém, isso vai do seu gosto. Faça os ajustes que você achar melhor.

O resultado final segue abaixo, comparando a original com a final:

Duotone - Antes
Duotone - Depois

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: