Postado dia

E ae pessoas! Aqui vai um dica para você que precisa tirar screenshots da tela de maneiras diferentes, seja no Windows quanto no Mac. Isso é algo que uso bastante para gerar imagens para uso neste blog.

Mac

O Mac OS X oferece várias formas de tirar um screenshot da tela. Vejamos elas:

  • Shift + Command + 3: este atalho tira um print da tela inteira e gera um arquivo PNG na área de trabalho do Mac
  • Control + Shift + Command + 3: este atalho tira um print da tela inteira e coloca o print na “Área de Transferência” do Mac.
  • Shift + Command + 4: este atalho chama uma ferramenta de seleção que muda o cursor para um símbolo de +. Se mover o cursor, é possível ver dois números mudando. O primeiro representa a coordenada X do cursor na tela, e o segundo representa a coordenada Y. Se clicar, segurar e arrastar, os dois números passarão a representar a largura e altura da seleção respectivamente. Soltar depois de selecionar uma área irá gerar um arquivo PNG na área de trabalho do Mac.
    Selecionando uma área para tirar print

    Selecionando uma área para tirar print

    Imagem gerada pelo Shift + Command + 4

    Imagem gerada pelo Shift + Command + 4

  • Control + Shift + Command + 4: funciona igual ao atalho acima, mas ao invés de gerar um arquivo PNG na área de trabalho, ele coloca o print na “Área de Transferência” do Mac.
  • Shift + Command + 4, depois Espaço: ao invés de selecionar uma área para gerar o print, aperte a tecla Espaço do seu teclado e você verá seu cursor virar uma câmera fotográfica. Passe o cursor sobre qualquer janela, menu aberto e até mesmo o Dock e você verá eles ficarem azulados. Agora basta clicar para um arquivo PNG ser gerado na área de trabalho do Mac.
    Selecionando uma janela para tirar print dela

    Selecionando uma janela para tirar print dela

    Imagem gerada pelo Shift + Command + 4, depois Espaço (imagem com fundo branco para enxergar a sombra em torno da janela)

    Imagem gerada pelo Shift + Command + 4, depois Espaço (imagem com fundo branco para enxergar a sombra em torno da janela)

  • Control + Shift + Command + 4, depois Espaço: funciona igual ao atalho acima, mas ao invés de gerar um arquivo PNG na área de trabalho, ele coloca o print na “Área de Transferência” do Mac.
  • Shift + Command + 4, depois Espaço, depois segura Option: Com o cursor como câmera fotográfica, mantenha a tecla Option segurada e depois clique sobre a janela, menu ou Dock, que deseja tirar print. Isso irá gerar um PNG na área de trabalho, mas esta versão não terá uma sombra em volta do elemento.
  • Control + Shift + Command + 4, depois Espaço, depois segura Option: funciona igual ao atalho acima, mas ao invés de gerar um arquivo PNG na área de trabalho, ele coloca o print na “Área de Transferência” do Mac.
  • Shift + Command + 6: se você tem um Macbook Pro com um Touch Bar, saiba que você pode tirar um print do que aparece nele com este atalho.

“Área de Transferência” visível

A “Área de Transferência” é aonde qualquer coisa que foi copiada fica, seja via clique com botão direito e “Copiar”, ou usando Ctrl+C. Porém você pode ver o que está atualmente nesta área a qualquer hora pelo Finder, indo em Editar > Mostrar Área de Transferência. O que for que você tenha copiado, ficará lá até que você copie alguma coisa nova.

Cancelando o modo screenshot

Se você estiver no modo screenshot aonde o Mac está aguardando você tomar alguma atitude quanto ao que você vai tirar screenshot, saiba que você pode cancelar apertando a tecla Esc e voltar ao normal.

Quando se tem mais um de monitor

O atalho Shift + Command + 3 gera duas imagens na sua área de trabalho caso você trabalhe com dois monitores. Nem tente o Control + Shift + Command + 3 neste caso pois a cópia do sistema só permite uma coisa por vez.

Windows

Ferramenta de Captura do Windows

Já no Windows, as coisas são um pouco diferentes. Você tem a famosa tecla Print Screen (às vezes está escrito Prt Sc, ou Prt Scr…) que gera um print da tela toda e fica na sua Área de Transferência para colar aonde você quiser. Porém, saiba que no Windows existe a Ferramenta de Captura (ou em inglês, Snipping Tool), que vai ter ajudar a gerar o screenshot perfeito.

A Ferramenta de Captura existe desde o Windows Vista, sendo que no Windows 7 Basic e Starter Edition, ele não está incluso.

Screenshots como quiser

Para poder começar a tirar seu print, clique em Novo (ou aperte N). Dependendo do modo escolhido em Modo, o programa irá agir de uma maneira diferente. Os modos existentes são:

  • Recorte de Formato Livre: permite que você desenhe a área que vai virar o seu print. As áreas fora do seu desenho ficarão totalmente brancas.
  • Captura Retangular: este modo padrão permite selecionar na tela a área que você quer que vire seu print. Basta clicar, segurar e arrastar para desenhar um retângulo na tela que marcará a área de seu print.
  • Captura de Janela: permite tirar o print de uma janela inteira. Basta clicar na janela desejada.
  • Recorte de Tela Cheia: assim que clicar em Novo, o programa já irá gerar o print da tela inteira para você.

Usando o timer de captura

A Ferramenta de Captura permite você usar um timer de até 5 segundos de atraso. Para isso, selecione Atraso e escolhe entre Sem Atraso ou de 1 a 5 segundos de atraso.

Cancelando o modo screenshot

Se estiver usando qualquer modo menos o Recorte de Tela Cheia, você pode clicar em Cancelar para sair do modo e voltar ao normal.

Configurando ao seu gosto

Se quiser configurar o programa do seu jeito, clique em Opções e mude o que você quiser. Não há segredos nesta parte.

É isso! Espero ter te ajudado!

Tags: , , ,

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: