E ae pessoas! Deixa eu te perguntar uma coisa: quanta importância você dá para cores quando você quer comprar algo? Vamos supor, uma camiseta? Quando você escolhe uma roupa, você diria que a cor da peça é o aspecto que você mais dá importância? Se você respondeu sim, saiba que quase 100% das pessoas responderiam sim, afinal, boa parte das pessoas têm suas cores favoritas e cores que odeiam. Você não iria querer usar uma roupa que tenha um cor que você não gosta, correto?
Pois bem, dependendo do produto a ser vendido, a empresa dona dele precisa atingir seu público-alvo para vender bem e garantir um retorno bom. Vários aspectos vão garantir o seu sucesso, e a aparência do produto conta. Assim como pessoas deixam uma primeira impressão quando a conhecemos, produtos também são assim, e nada melhor que usar as cores certas que combinem com o público-alvo e a função do produto. Mas, como que faz para saber qual cor é a ideal para aquele produto chamar atenção e conseguir ser comprado?
Aí entra o design do produto e no final o marketing, duas áreas que vão dar cara ao produto. E saber como as cores vão ajudar a chamar a atenção das pessoas para o produto é algo importante. Para isso, é consultado a psicologia das cores.
O que seria a psicologia das cores?
Trata-se de um estudo que revela como as cores afetam o nosso cérebro, causando diversas sensações, despertando emoções e motivando comportamentos, e assim descobrindo o que as cores transmitem, para serem aplicadas em qualquer tipo de informação, e desta forma influenciando as pessoas.
Um clássico exemplo é a cor vermelha em roupas femininas. Homens acham que mulheres vestidas com roupas vermelhas as deixam mais atraentes. Porém, as mulheres não acham o mesmo em homens. Existem outros casos em que uma pessoa não reage a uma cor igual a outra. As cores irão influenciar cada pessoa de uma forma diferente, seja pelo gênero, pela idade, pela cultura local, e também pela saúde, como em pessoas daltônicas, por exemplo.
Analisando as cores
Abaixo está algumas características das cores principais, listando a parte do cérebro afetada pela cor, quais emoções a cor faz lembrar (ou ativa), quais sensações ela causa ao olhar para ela (dependente de onde ela estiver aplicada), o que ela costuma significar, quais tipos de empresa costumam adotá-las em seu logo, e alguns exemplos de marcas famosas que adotaram a cor em seu logo (podendo haver exceções quanto ao tipo da empresa).
Vale a pena notar que uma cor pode estar associada à algumas emoções negativas quando aplicadas em determinadas artes, mas pode também trazer aquela sensação boa quando aplicada em outras artes. Um exemplo é a cor roxa: aplique esta cor em uma cena de filme em que algum personagem lança alguma magia negra para representar algo ruim, mas aplique a cor em uma peça que relembre coisas boas do passado, como a linha do tempo de alguma empresa, e a cor irá causar aquela sensação nostálgica, invocando emoções boas.
Portanto, se estiver pesquisando por alguma cor que represente bem a mensagem que você quer passar, leve em consideração que o modo como ela for aplicada não transmitirá tudo o que está descrito sobre ela na lista abaixo.

Parte afetada do cérebro: córtex cerebral esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa
Emoções: calma, saudades
Sensações: amplitude, limpeza, pureza, frescor, paz, harmonia, luminosidade, vazio, leveza
Significados: inocência, nascimento, simplicidade, fé, equilíbrio
Tipos de marcas ideais: vestuário, tecnologia, imobiliária, mas sinceramente, todas as marcas usam logo branco como uma das versões para aplicações específicas
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional
Emoções: dor, tristeza, medo, luto, melancolia
Sensações: preenchimento, observação
Significados: poder, estilo, nobreza, distinção, elegância, modernidade, mistério, equilíbrio, noite, o desconhecido
Tipos de empresas ideais: vestuário, tecnologia, imobiliária, mas sinceramente, todas as marcas usam logo preto como uma das versões para aplicações específicas
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer; ínsula – coordena as emoções
Emoções: tristeza, indecisão, calma, tédio
Sensações: falta de energia, agradabilidade
Significados: elegância, velhice, respeito, intelectualidade, valores espirituais, modernidade, equilíbrio
Tipos de empresas ideais: tecnologia, imobiliária
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: amígdala e núcleo accumbens – estrutura ligada ao prazer
Emoções: nervosismo, agressividade, raiva, ódio, incômodo, amor
Sensações: energia, excitação, coragem, dinamismo, perigo, calor, virilidade, confiança, apetite
Significados: juventude, incentiva ações, proteção, intensidade, paixão, glamour, exotismo, erotismo, fogo, vitalidade, urgência
Tipos de empresas ideais: transporte, tecnologia, portal de notícias, varejo, vestuário
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: sistema de recompensa
Emoções: êxtase, alegria, serenidade, amor, otimismo, admiração, confiança, aceitação
Sensações: energia em abundância, estímulo, calor, clareza
Significados: felicidade, acolhimento, esperança, intelectualidade, positividade, bondade, divindade, cuidado
Tipos de empresas ideais: produtos relacionado a energia, alimentação, natureza, imobiliária
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: córtex pré-frontal
Emoções: luto, tristeza, pensatividade, remorso, desaprovação, calma, serenidade, paciência
Sensações: frescor, higiene, confiança, segurança, força, sono, paz
Significados: produtividade, sucesso, profissionalismo, infinito, integridade, bondade, poder, água, viagem, verdade, seriedade
Tipos de empresas ideais: saúde, tecnologia, linhas aéreas, finanças
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: córtex pré-frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social
Emoções: terror, medo, apreensão, espanto, surpresa, distração, temor, calma, serenidade, alegria, submissão
Sensações: harmonia, equilíbrio, frescor, hipnotizante, rejuvenescedora, tranquilidade, paz
Significados: esperança, fertilidade, natureza, crescimento, orgânico, ética, estabilidade, possibilidade, dinheiro, sustentabilidade
Tipos de empresas ideais: alimentação, natureza, produtos relacionado a energia, finanças
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa
Emoções: entusiasmo, vigilante, antecipação, interesse, otimismo, amigável, alegria
Sensações: dinamismo, expansão, apetite, calor, confiança, excitação
Significados: mudança, infância, brincadeira, doce, estabilidade, inovação, modernidade, juventude, diversão, vitalidade, atenção, criatividade
Tipos de empresas ideais: produtos relacionado a energia, alimentação, tecnologia
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: pólo frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato
Emoções: calma, repugnância, nojo, tédio, desprezo, medo, melancolia
Sensações: nostalgia, conforto
Significados: mistério, criatividade, sabedoria, nobreza, riqueza, sucesso, espiritualidade, luxo, dignidade, realeza, intuição, fantasia, profundidade, juventude, romantismo
Tipos de empresas ideais: criatividade, vestuário, tecnologia, linhas aéreas, beleza
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: área tegmenar ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo
Emoções: amor
Sensações: relaxamento, ousadia
Significados: inocência, feminilidade, diversidade, individualismo, positividade, romantismo
Tipos de empresas ideais: artigos femininos, vestuário, beleza
Exemplos de logos:

Parte afetada do cérebro: sistema límbico – estrutura interna que responde pela emoções
Emoções: calma
Sensações: estabilidade, segurança, conforto, calor, energia
Significados: solidez, madeira, terra, elegância, conservadorismo, credibilidade, justiça, seriedade
Tipos de empresas ideais: loja de móveis, direito, alimento, artigos de luxo, moda
Exemplos de logos:
As cores em produções audiovisuais
Lidia Mtz-Seara, uma profissional de audiovisual, criou um excelente vídeo mostrando a psicologia das cores em cenas de diversos filmes. Cada cor ajuda a intensificar as emoções e sensações que as cenas procuram transmitir. É algo muito interessante de se assistir. Veja abaixo:
As cores nas culturas
Nosso planeta é formado por várias culturas, então não é de se estranhar que em outros países, uma cor pode ter um significado muito bom, enquanto aqui pode ter um significado totalmente oposto. Abaixo segue um infográfico feito pela agência NowSourcing mostrando como certas cores são vistas nas principais culturas deste mundo. Tradução feita pelo site Mundo da Psicologia.

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Fontes
- “A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia”, Viver de Blog
- “Simbologia das Cores”, Evonline
- “O Significado das Cores ou Simbologia das Cores”, Page1
- “A Cor na Publicidade”, Núcleo de Criatividade Digital
- “Efeito e psicologia das cores nos ambientes [COMPLETO]”, ConstruFacilRJ
- “Psicologia das Cores No Marketing e Nas Vendas”, Luciane Antunes
- “Significado das cores na Publicidade”, dDesigner Gráfico
- “A Alegria da Cores”, Movimento Casa Feliz
- “Psicodinâmica das Cores e Tipografia”, CD6 – Centro de Desenvolvimento Tecnológico
- “Psicologia das cores: descubra o significado de cada cor e como usá-las para aumentar sua taxa de conversão!”, Marketing de Conteúdo
- “Psicologia das cores: você sabia que cada cor pode alterar sua percepção?”, Printi
- “Psicologia das Cores e suas representações pelo mundo”, Mundo da Psicologia