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E ae pessoas! Deixa eu te perguntar uma coisa: quanta importância você dá para cores quando você quer comprar algo? Vamos supor, uma camiseta? Quando você escolhe uma roupa, você diria que a cor da peça é o aspecto que você mais dá importância? Se você respondeu sim, saiba que quase 100% das pessoas responderiam sim, afinal, boa parte das pessoas têm suas cores favoritas e cores que odeiam. Você não iria querer usar uma roupa que tenha um cor que você não gosta, correto?

Pois bem, dependendo do produto a ser vendido, a empresa dona dele precisa atingir seu público-alvo para vender bem e garantir um retorno bom. Vários aspectos vão garantir o seu sucesso, e a aparência do produto conta. Assim como pessoas deixam uma primeira impressão quando a conhecemos, produtos também são assim, e nada melhor que usar as cores certas que combinem com o público-alvo e a função do produto. Mas, como que faz para saber qual cor é a ideal para aquele produto chamar atenção e conseguir ser comprado?

Aí entra o design do produto e no final o marketing, duas áreas que vão dar cara ao produto. E saber como as cores vão ajudar a chamar a atenção das pessoas para o produto é algo importante. Para isso, é consultado a psicologia das cores.

O que seria a psicologia das cores?

Trata-se de um estudo que revela como as cores afetam o nosso cérebro, causando diversas sensações, despertando emoções e motivando comportamentos, e assim descobrindo o que as cores transmitem, para serem aplicadas em qualquer tipo de informação, e desta forma influenciando as pessoas.

Um clássico exemplo é a cor vermelha em roupas femininas. Homens acham que mulheres vestidas com roupas vermelhas as deixam mais atraentes. Porém, as mulheres não acham o mesmo em homens. Existem outros casos em que uma pessoa não reage a uma cor igual a outra. As cores irão influenciar cada pessoa de uma forma diferente, seja pelo gênero, pela idade, pela cultura local, e também pela saúde, como em pessoas daltônicas, por exemplo.

Analisando as cores

Abaixo está algumas características das cores principais, listando a parte do cérebro afetada pela cor, quais emoções a cor faz lembrar (ou ativa), quais sensações ela causa ao olhar para ela (dependente de onde ela estiver aplicada), o que ela costuma significar, quais tipos de empresa costumam adotá-las em seu logo, e alguns exemplos de marcas famosas que adotaram a cor em seu logo (podendo haver exceções quanto ao tipo da empresa).

Vale a pena notar que uma cor pode estar associada à algumas emoções negativas quando aplicadas em determinadas artes, mas pode também trazer aquela sensação boa quando aplicada em outras artes. Um exemplo é a cor roxa: aplique esta cor em uma cena de filme em que algum personagem lança alguma magia negra para representar algo ruim, mas aplique a cor em uma peça que relembre coisas boas do passado, como a linha do tempo de alguma empresa, e a cor irá causar aquela sensação nostálgica, invocando emoções boas.

Portanto, se estiver pesquisando por alguma cor que represente bem a mensagem que você quer passar, leve em consideração que o modo como ela for aplicada não transmitirá tudo o que está descrito sobre ela na lista abaixo.

Cor branca

Parte afetada do cérebro: córtex cerebral esquerdo – responsável pelo pensamento lógico e pela competência comunicativa

Emoções: calma, saudades

Sensações: amplitude, limpeza, pureza, frescor, paz, harmonia, luminosidade, vazio, leveza

Significados: inocência, nascimento, simplicidade, fé, equilíbrio

Tipos de marcas ideais: vestuário, tecnologia, imobiliária, mas sinceramente, todas as marcas usam logo branco como uma das versões para aplicações específicas

Exemplos de logos:

Exemplos de logo branco

Cor preta

Parte afetada do cérebro: amígdala – regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória emocional

Emoções: dor, tristeza, medo, luto, melancolia

Sensações: preenchimento, observação

Significados: poder, estilo, nobreza, distinção, elegância, modernidade, mistério, equilíbrio, noite, o desconhecido

Tipos de empresas ideais: vestuário, tecnologia, imobiliária, mas sinceramente, todas as marcas usam logo preto como uma das versões para aplicações específicas

Exemplos de logos:

Exemplos de logo preto

Cor cinza

Parte afetada do cérebro: putâmen – regula a distribuição de dopamina, um neurotransmissor relacionado à sensação de prazer; ínsula – coordena as emoções

Emoções: tristeza, indecisão, calma, tédio

Sensações: falta de energia, agradabilidade

Significados: elegância, velhice, respeito, intelectualidade, valores espirituais, modernidade, equilíbrio

Tipos de empresas ideais: tecnologia, imobiliária

Exemplos de logos:

Exemplos de logo cinza

Cor vermelha

Parte afetada do cérebro: amígdala e núcleo accumbens – estrutura ligada ao prazer

Emoções: nervosismo, agressividade, raiva, ódio, incômodo, amor

Sensações: energia, excitação, coragem, dinamismo, perigo, calor, virilidade, confiança, apetite

Significados: juventude, incentiva ações, proteção, intensidade, paixão, glamour, exotismo, erotismo, fogo, vitalidade, urgência

Tipos de empresas ideais: transporte, tecnologia, portal de notícias, varejo, vestuário

Exemplos de logos:

Exemplos de logo vermelho

Cor amarela

Parte afetada do cérebro: sistema de recompensa

Emoções: êxtase, alegria, serenidade, amor, otimismo, admiração, confiança, aceitação

Sensações: energia em abundância, estímulo, calor, clareza

Significados: felicidade, acolhimento, esperança, intelectualidade, positividade, bondade, divindade, cuidado

Tipos de empresas ideais: produtos relacionado a energia, alimentação, natureza, imobiliária

Exemplos de logos:

Exemplos de logo amarelo

Cor azul

Parte afetada do cérebro: córtex pré-frontal

Emoções: luto, tristeza, pensatividade, remorso, desaprovação, calma, serenidade, paciência

Sensações: frescor, higiene, confiança, segurança, força, sono, paz

Significados: produtividade, sucesso, profissionalismo, infinito, integridade, bondade, poder, água, viagem, verdade, seriedade

Tipos de empresas ideais: saúde, tecnologia, linhas aéreas, finanças

Exemplos de logos:

Exemplos de logo azul

Cor verde

Parte afetada do cérebro: córtex pré-frontal – ligado às decisões, pensamento abstrato e criativo, respostas afetivas e capacidade para conexões emocionais e julgamento social

Emoções: terror, medo, apreensão, espanto, surpresa, distração, temor, calma, serenidade, alegria, submissão

Sensações: harmonia, equilíbrio, frescor, hipnotizante, rejuvenescedora, tranquilidade, paz

Significados: esperança, fertilidade, natureza, crescimento, orgânico, ética, estabilidade, possibilidade, dinheiro, sustentabilidade

Tipos de empresas ideais: alimentação, natureza, produtos relacionado a energia, finanças

Exemplos de logos:

Exemplos de logo verde

Cor laranja

Parte afetada do cérebro: sistema de recompensa – responde pelo prazer e necessidade de repetição da experiência prazerosa

Emoções: entusiasmo, vigilante, antecipação, interesse, otimismo, amigável, alegria

Sensações: dinamismo, expansão, apetite, calor, confiança, excitação

Significados: mudança, infância, brincadeira, doce, estabilidade, inovação, modernidade, juventude, diversão, vitalidade, atenção, criatividade

Tipos de empresas ideais: produtos relacionado a energia, alimentação, tecnologia

Exemplos de logos:

Exemplos de logo laranja

Cor roxa

Parte afetada do cérebro: pólo frontal – ligado ao planejamento de ações e de movimento e ao pensamento abstrato

Emoções: calma, repugnância, nojo, tédio, desprezo, medo, melancolia

Sensações: nostalgia, conforto

Significados: mistério, criatividade, sabedoria, nobreza, riqueza, sucesso, espiritualidade, luxo, dignidade, realeza, intuição, fantasia, profundidade, juventude, romantismo

Tipos de empresas ideais: criatividade, vestuário, tecnologia, linhas aéreas, beleza

Exemplos de logos:

Exemplos de logo roxo

Cor rosa

Parte afetada do cérebro: área tegmenar ventral – controla a sensação de recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo

Emoções: amor

Sensações: relaxamento, ousadia

Significados: inocência, feminilidade, diversidade, individualismo, positividade, romantismo

Tipos de empresas ideais: artigos femininos, vestuário, beleza

Exemplos de logos:

Exemplos de logo rosa

Cor marrom

Parte afetada do cérebro: sistema límbico – estrutura interna que responde pela emoções

Emoções: calma

Sensações: estabilidade, segurança, conforto, calor, energia

Significados: solidez, madeira, terra, elegância, conservadorismo, credibilidade, justiça, seriedade

Tipos de empresas ideais: loja de móveis, direito, alimento, artigos de luxo, moda

Exemplos de logos:

Exemplos de logo marrom

As cores em produções audiovisuais

Lidia Mtz-Seara, uma profissional de audiovisual, criou um excelente vídeo mostrando a psicologia das cores em cenas de diversos filmes. Cada cor ajuda a intensificar as emoções e sensações que as cenas procuram transmitir. É algo muito interessante de se assistir. Veja abaixo:

As cores nas culturas

Nosso planeta é formado por várias culturas, então não é de se estranhar que em outros países, uma cor pode ter um significado muito bom, enquanto aqui pode ter um significado totalmente oposto. Abaixo segue um infográfico feito pela agência NowSourcing mostrando como certas cores são vistas nas principais culturas deste mundo. Tradução feita pelo site Mundo da Psicologia.

Fontes

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