Postado dia

E ae pessoas! Há um tempo atrás, criei uma lista de bancos de imagens gratuitas, tendo alguns sites que uso bastante. Pois bem, fique sabendo então que existe também sites de bancos de vídeos gratuitos que vão te quebrar um galhão!

São vídeos que, em sua maioria, tem licença livre para uso comercial e pessoal. Alguns são ótimos para uso em sites ou em vídeos institucionais, ou até em vídeos pessoais! Melhor ainda: se você for Youtuber e quiser colocar clipes, quem sabe, o site não ofereça o vídeo sob uma licença que permita isso, ahn?

Então abaixo segue a lista que, espero, te ajude bastante em algum projeto! Vamos lá!

Coverr

Coverr

Coverr é um projeto criado pelos criadores do site Veed.me, um site aonde profissionais e estudantes de audiovisual podem se cadastrar para terem a oportunidade de serem contratados para diversos trabalhos. Veed.me foi comprado pelo Fiverr, e desde então, os criadores mantém o Veed.me, mas agora com tempo para gravarem vídeos e colocarem no Coverr para qualquer um baixar.

De primeira, o site avisa: “Vídeos bonitos e gratuitos para sua página inicial”. Sim, o foco do site é oferecer vídeos para serem usados de fundo na página inicial do seu site. Eles costumam subir 7 vídeos por vez, dentro de um certo período, tudo liberado para uso comercial e pessoal. Uma excelente ideia! Já usei vídeos deles em sites que criei. Recomendo muito!

Acessar o stock

Mazwai

Mazwai

Mazwai é um site diferente e criativo. Seu foco são os vídeos logo na sua cara, sem nada mais! Ele oferece vídeos de excelente qualidade para usar como quiser, todos sob a licença CC3.0 Atribuição, ou seja, você precisa atribuir crédito aos criadores.

Todos os vídeos são em alta definição e de muito bom gosto. Um mais bonito que o outro!

Acessar o stock

Pexels Videos

Pexels Videos

Rah! Pexels voltou em mais uma lista, desta vez é para exibir seus vídeos gratuitos, todos distribuídos pela licença Creative Commons 0, ou seja, uso comercial e pessoal livre, sem precisar atribuir créditos ao autor! Tem vídeos muito bons, então, faça bom proveito!

Acessar o stock

Videezy

Videezy

Videezy é um dos sites da rede Eezy, especializados em distribuir criativos gratuitos e alguns pagos para designers, ou seja, no Videezy, nem todos os vídeos são gratuitos, e nem todos os vídeos gratuitos tem licenças iguais, então é bom dar uma olhada na licença antes de baixar! Recomendo visitar os outros sites da rede Eezy, já usei algumas vezes.

Acessar o stock

Videvo

Videvo oferece vários vídeos em alta resolução, e também áudios, o que é excelente para quem trabalha com pós-produção. É tudo de graça, mas aqui tem que olhar a licença. O site oferece conteúdo sob várias licenças, e algumas, como o Creative Commons 3.0, precisa atribuir créditos ao autor, então, fique atento!

Acessar o stock

Dissolve

Dissolve é um stock de vídeos e fotos para uso comercial pago criado pelos fundados do iStockphoto e do Veer, junto a executivos do Getty Images, Corbis e Fotolia. Percebe que a galera já tem uma boa experiência neste tipo de mercado. Hoje eles têm sede em Calgary, no Canadá, com escritórios em Vancouver, Nova York e Los Angeles.

A parte boa disso tudo é que eles oferecem uma parte pequena com conteúdo gratuito, e não é só vídeos. A parte ruim é que precisa de permissão da Dissolve para isso, tendo que enviar email. SE você estiver com uma certa necessidade de usar algum desses Goodies deles, manda esse email!

Acessar o stock

OrangeHD

OrangeHD

Vou ser sincero: o logo desse site é horrível! Mas não deixa isso te assustar. O site oferece um quantidade razoável de vídeos categorizados, todos em resolução 1080p ou 720p, e sob a licença Creative Commons 4.0 Atribuição Não-comercial.

Exatamente isso mesmo, se você quiser usar algum vídeo deste site, tem que ser para uso somente pessoal e precisa atribuir créditos ao criador do vídeo. Não olhei muitos, mas todos que olhei são sob esta licença.

Mas se quiser usar o vídeo comercialmente, você terá que acessar o perfil da OrangeHD no site Pond5 e baixar o vídeo por lá, mas aí é tudo pago, infelizmente…

Acessar o stock

Pixabay Videos

Pixabay Videos

Rah de novo! Assim o Pexels, o Pixabay também oferece uma parte de vídeos gratuitos! Assim como as fotos, os vídeos aqui são todos distribuídos pela licença Creative Commons 0, ou seja, use como quiser, comercial ou pessoal.

Acessar o stock

IgniteMotion

IgniteMotion

A IgniteMotion foi criada pela agência Ignite180, que oferece todo um leque completão de serviços criativos. A IgniteMotion se destaca dos outros sites desta lista pois este site é focado em vídeos de fundos de motion design, então você encontrará animações 3D abstratas, usando brilho, luzes, elementos geométricos, elementos mais comuns, mas tudo pensado em rodar de fundo para seus vídeos, sites, ou seja lá que tipo de projeto você está criando.

Aqui, é tudo de graça, livre para uso pessoal e comercial, sem atribuições. O site está organizado em categorias específicas e também por feriados, o que já facilita. Vale muito a pena visitar este!

Acessar o stock

CuteStockFootage

CuteStockFootage

Este site é simples e oferece vídeos, texturas e efeitos sonoros, em sua maioria gratuito. Porém pode haver um ou outro criativo que cobre algo. A licença deste site é uma própria, mas que não foge muito das licenças mais tradicionais. Aqui, você está livre para usar os vídeos em projetos pessoais e comerciais, mas precisa atribuir créditos ao autor, no caso, o site mesmo.

A parte ruim do site é que tem muito banner de publicidade. Mas, fazer o quê, não é mesmo?

Acessar o stock

VidsPlay

VidsPlay

Assim com o CuteStockFootage, o VidsPlay também é um site simples de vídeos gratuitos interessante. Tem poucos vídeos, mas pode ser útil. A licença é simples também: uso pessoa e comercial livre, desde que seja atribuído os devidos créditos ao site.

Acessar o stock

XStockvideo

XStockvideo

Calma, não se assuste com o X (se é que você me entendeu). Este site oferece vídeos gratuitos em 540p, 720p e 1080p de resolução, e só permite usar em projetos que sejam de acesso livre, sem anúncios por cima, como vídeos do YouTube. Esta seria a licença regular, e está bem detalhada no site. A outra licença já permite um uso mais comercial (também bem detalhada no site). Ambas servem somente para um cliente. Recomendo ler mais sobre estas licenças antes de usar os vídeos.

Acessar o stock

MotionElements

MotionElements

Esse site oferece conteúdo pago, mas eles têm essa seção de vídeos gratuitos que são todos royalty-free, ou seja, use em quantos projetos quiser, podendo ser projetos comerciais! É atualizado semanalmente!

Além de vídeos, ele oferece áudios, gifs, músicas e templates de After Effects, Premiere e FCPX Motion, de graça também!

Acessar o stock

E é isso! A lista foi mais curta, mas já dá para ter um base boa de sites de vídeos gratuitos. Lembre-se de sempre verificar a licença do vídeo antes de baixar! Até mais!

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: