CSS

CSS significa Cascading Style Sheet, ou em português Folha de Estilo em Cascatas. É a linguagem responsável por definir o estilo dos elementos presentes no HTML. Ela é formada por seletores que fazem menção aos elementos presentes no HTML. O CSS foi lançado no final de 1996 pela Web Wide World Consortium (ou W3C). Atualmente, o CSS encontra-se na sua versão 3, e apresentou muitos recursos novos, introduzindo elementos interativos.

Seus seletores possuem uma estrutura simples e de fácil compreensão. Dentro de cada seletor, existe um bloco de declarações que consiste em propriedades seguidas de um valor. Um exemplo de seletor seria assim:

#elemento1{font-size: 1.2em; color: #CCC;}

Isso indica um elemento HTML com atributo “id” cujo valor é igual a “elemento1”. Esse elemento passará a ter um tamanho de fonte equivalente a 120% do tamanho aplicado ao elemento mais próximo a ele na estrutura hierárquica do HTML que use um valor com uma unidade absoluta (pt, px, cm, mm, in, pc), e apresentará uma cor cinzenta, definida pelo código de cor hexadecimal (ou “hex” para os mais íntimos).

Um elemento pode ter várias formas de ser indicado no CSS, dependendo de seus atributos, posição na hierarquia, e posição numérica dentro de um elemento (índice). Além disso, as propriedades podem apresentar valores escritos de várias formas diferentes, e isso depende de qual propriedade estiver usando.

Junto com o HTML e o Javascript, esses três formam a estrutura de todo site atualmente.

Saiba mais

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: