HTML

HTML significa HyperText Markup Language, ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto. É a linguagem núcleo da web que permite criar a base de qualquer conteúdo na internet. Ela é formada por marcações de tags, que determina a apresentação de cada parte do conteúdo. Ela foi definida na década de 90 e ainda assim teve várias versões só nesta década. A versão mais atual, a HTML5, foi publicada como rascunho em 2008, mas lançada mesmo em 2014.

Como dito, o HTML é formado por tags. A maioria das tags possuem sua marcação de abertura e fechamento. Entre essas marcações podem conter a informação, e dentro da marcação de abertura podem conter atributos que especificam como a informação será exibida, além de mais detalhes sobre a informação. Um exemplo de tag seria a tag <a>, que define um link:

<a href="https://www.google.com.br" target="_blank">Clique em mim</a>

Isso resultaria em um link: Clique em mim

  • <a> seria a marcação de abertura;
  • href="..." seria um atributo da marcação, sendo neste caso para a URL do link. “target” define como o link irá se comportar, no caso “_blank” significa aba ou janela nova;
  • O texto “Clique em mim” seria o conteúdo, ou o trecho da tag que forma a parte visual do link;
  • </a> seria a marcação de fechamento.

Existe diversos tipos de tags: para conteúdo de escrita, para imagens, para vídeos, para áudios, formulários e outros tipos de conteúdos. Junto com o CSS e o Javascript, esses três formam a estrutura de todo site atualmente.

Saiba mais

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: