Illustrator

Lançado em 1995, o Illustrator é um editor de imagens vetoriais da Adobe, sendo o mais famosos atualmente. Foi originalmente criado para a Apple em 1985 para leitura de arquivos PostScript, permitindo ser usado como uma ferramenta de design gráfico, e foi o primeiro programa a utilizar as curvas de Bézier, fórmula matemática que permite desenhar linhas e curvas com uma precisão surpreendente. Essa é a base do poder do Illustrator.

Porém em suas primeiras versões, como o Illustrator usava o formato PostScript, somente uma impressora da Apple conseguia ler o formato, mas por ser um programa estável e preciso, e fácil de usar, ele foi se tornando uma ferramenta com grande potencial, e então a cada versão, ele foi ganhando recursos novos.

Até a versão 10, o Illustrator adotou a imagem de Vênus, da obra de Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus”, como sua imagem de marketing para enfatizar o poder de edição às curvas e linhas do programa. A partir da versão 7, o Illustrator passou a ser lançado tanto para o Mac OS quanto para o Windows.

Na sua versão 11, a Adobe lançou seus programas dentro do Creative Suite, um pacote que vinha todos os seus programas juntos, fazendo com que todos os seus programas adotassem o “CS” no final de seus nomes. O Illustrator parou de usar a imagem de Vênus na abertura do programa e adotou imagens de flores. Porém sua abertura começou a sempre mudar de acordo com a identidade visual que a Adobe adotava para todo o Creative Suite.

Hoje, o Illustrator faz parte do Creative Cloud, que é praticamente um Creative Suite digital, podendo baixar o programa através de uma assinatura da Adobe. E claro, seu nome, assim como o de outros programas da Adobe, passou a adotar “CC” no final de seus nomes.

Durante todo esse tempo, o Illustrator evoluiu muito, passando de um simples editor de imagens vetoriais em PostScript para uma poderosa ferramenta capaz de criar imagens vetoriais extremamente detalhadas. Hoje ele aceita diversos formatos, como SVG, PDF, CDR, DWG, EPS, TIF, EMF, entre muitos outros, além do seu próprio, o formato AI.

Graças a acessibilidade à ferramenta permitida pelas tecnologias atuais, o programa recebe atualizações que, com o tempo, vão adicionando novos recursos a ele, e ainda conversando com outros programas dentro do Creative Cloud.

Saiba mais

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: