jQuery

jQuery é uma biblioteca Javascript criada por John Resig, e lançada em 2006, com o objetivo de simplificar os códigos interpretados pelos navegadores. Somando a isso, ainda existe centenas, talvez milhares de plugins criados por muitos desenvolvedores no mundo que adicionam recursos novos ou que estendem as capacidades da biblioteca, isso somando aos plugins oficiais.

Hoje em dia, a maior parte dos sites usam o jQuery, se tornando a biblioteca Javascript mais famosa do mundo. Atualmente (2018), o jQuery se encontra na versão 3.3.1.

O jQuery usa uma estrutura mais resumida de seleção e manipulação do DOM, permitindo, por exemplo, que em uma linha, ele seja capaz de selecionar um elemento específico e adicionar um manuseador de evento nele. Aproveitando ainda do uso de recursos do CSS, como seletores, o acesso aos elementos é ainda mais fácil.

Considere o seguinte exemplo Javascript:

var ultimo = document.getElementById("seletor").querySelector("div:last-of-type");
ultimo.addEventListener("click",function(){
 alert("JAVASCRIIIIIIIPT MIGÓDI!");
});

Em jQuery ficaria assim:

$("#seletor div:last-of-type").on("click",function(){
 alert("jQUEEEEEERYYYYY MIGÓDI!");
});

O jQuery ainda oferece uma resolução de incompatibilidade entre navegadores, ou seja, o jQuery consegue ser capaz de rodar em navegadores antigos, como por exemplo, o Internet Explorer 8. Ele também permite realizar requests via AJAX de forma bem mais fácil.

É importante saber que apesar das facilidades que o jQuery traz para os desenvolvedores front-end, deve-se analisar se seu uso é realmente necessário. Dependendo do seu código, vale mais a pena usar Javascript nativo, puro, do que usar jQuery. Uso excessivo de uma biblioteca em uma página pode causar lentidão no navegador.

Saiba mais

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: