Lettering

Lettering é o processo de desenhar letras de forma artística, algo mais decorativo. Semelhante à tipografia, o lettering pode ser criado fisicamente, usando diversos materiais e superfícies diferentes, ou digitalmente, desenhando letras no computador (em programas como o Illustrator, por exemplo) ou em dispositivos móveis, como os iPads que oferecem aplicativos para desenhar usando canetas sensíveis às telas de toque.

Nunca deve ser confundido com tipografia. Enquanto tipografia usa tipos fabricadas (fisica ou digitalmente), o lettering usa letras feitas na mão, do zero, como uma arte.

Redes sociais como Instagram e Pinterest são ótimas fontes conhecidas para se encontrar trabalhos de lettering.

Hand Lettering e Caligrafia

Hand Lettering também se refere ao processo de desenhar letras, mas ao processo físico da coisa. Jamais deve ser confundido com caligrafia, já que caligrafia é a escrita à mão usando letras desenhadas de forma mais rítmica e expressiva para produzir letras bonitas, existindo canetas especiais para isso.

Mas as letras na caligrafia costumam ter aparência semelhantes entre si, já que o foco é somente escrever um texto com uma letra bonita, de forma mais uniforme. Enquanto no Hand Lettering, as letras podem ter aparências diversas e podem estar em volta de elementos também desenhados à mão, como letras com um toque infantil, ou letras mais sérias escritas dentro de faixas.

Podemos resumir Hand Lettering como algo mais informal e caligrafia como algo mais formal.

Manda sua palavra ae! Deixe um comentário: